Cenário do filme Blade Runner

Antropologia

A Performance Humana

Neste ensaio, proponho uma análise contemporânea da condição humana a partir do paradoxo existencialista de afastamento e de aproximação entre o ser humano e a sua natureza em função do materialismo histórico. O texto tem por principais inspirações teóricas o filme Blade Runner, de Ridley Scott, o clássico conto Frankstein, de Mary Shelley, e o texto Antropologia do Ciborgue - As Vertigens do Pós-Humano, de Donna Haraway, Hari Kunzru e Tomaz Tadez.

Em primeiro lugar, gostaria de observar alguns aspectos interessantes do filme. Com roteiro de Hampton Fancher e David Peoples, inspirado no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick, protagonizado por Harrison Ford e dirigido por Ridley Scott, Blade Runner é uma ficção científica romântica, narrada em ambiente futurista, onde as tecnologias dominadas naquele momento tornam possível a coexistência de diversos seres com tipos de consciência distintas, e aparentemente evolutivas, enquanto aguardam por uma nova realidade.

O longa retrata uma civilização onde parece operar um tipo de estrutura social holística e hierarquizada, com instituições responsáveis por identificar, caçar e punir indivíduos considerados “replicantes”, que adotam atitudes controversas em relação ao que normalmente se esperaria em situações específicas. Esta civilização, retratada em Blade Runner, demonstra ainda a existência de um esforço coletivo no sentido de extinguir determinadas diferenças, e sugere a predominância de um tipo de macro-consciência qualificadora dos seres, que regula o funcionamento de um sistema amplo e complexo.

© 2013 Eduardo Galvani

Proibida a reprodução integral sem a autorização expressa do autor.

Fale conosco
Entre em contato: envie seus comentários sobre algum trabalho ou solicite uma proposta.
Contatos
epiakstudio@gmail.com
+55 48 99845 1270
Envie uma mensagem
arrow&v
Social
  • Behance
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Vimeo
  • CGSociety
  • LinkedIn

© 2020 Epîak Studio

Todos os direitos reservados.

Featured on:

logo-epiak-aka-1200px.png