"The banality of the banality of evil." A thrift store painting vandalised then redonated to the thrift store. (©Banksy)

Antropologia

Significância e Realidade

Esta análise pretende investigar a possibilidade de diferentes formas de significância do mundo real, considerando o princípio antropológico de relativismo cultural, características científicas da subjetividade humana e fatores históricos com possível influência nos modos contemporâneos ocidentais, individuais e coletivos de interpretar a realidade.

Visando fundamentar os conhecimentos da subjetividade, da percepção e da cognição humanas, consultaremos teorias da Filosofia e da Psicologia modernas. Consideraremos também a teoria elaborada pelo psicólogo Karl Buhler para classificar o mundo real a partir de “objetos, processos e atributos”. Para maior compreensão do conceito de significância e do seu modus operandi, ou seja, da maneira pela qual cada etnia, cultura, sociedade ou pessoa é capaz de interpretar e criar sistemas cognitivos para atribuição de valor à própria realidade, pensaremos sobre o princípio de formação de redes de significância.

Investigaremos também algumas formas de estímulos psicológicos e subjetivação de valores que ocorreram na Europa durante as Revoluções Francesa e Inglesa que originaram a construção e a representação das nações modernas, e decorrências históricas dos movimentos nacionalistas europeus que antecederam o século XX. Ao estudar os processos que envolveram determinados conjuntos de valores culturais, éticos e morais, constituídos e disseminados por estes movimentos sociais naquela época, poderemos comparar e buscar compreender as novas relações de subjetivação, apropriação e difusão de conceitos valorativos na contemporaneidade, possibilitadas pela globalização, estimuladas pela cultura da auto-representação, e ampliadas pelo fácil acesso aos atuais instrumentos de comunicação disponíveis nas sociedades ocidentais.

© 2014 Eduardo Galvani

Proibida a reprodução integral sem a autorização expressa do autor.

Fale conosco
Entre em contato: envie seus comentários sobre algum trabalho ou solicite uma proposta.
Contatos
epiakstudio@gmail.com
+55 48 99845 1270
Envie uma mensagem
arrow&v
Social
  • Behance
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Vimeo
  • CGSociety
  • LinkedIn

Featured on:

© 2020 Epîak Studio. Todos os direitos reservados.

logo-epiak-aka-1200px.png